Mil pessoas participaram da 17ª edição da Corrida Pela Vida, que aconteceu na manhã deste domingo (24/11), partindo do estacionamento da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na avenida Constantino Nery, seguindo a avenida Theomário Pinto (antiga Darcy Vargas), até chegar na avenida Pedro Teixeira, totalizando um percurso de 5 km.
Após 12 minutos e 17 segundos de prova, o atleta Juarez Rosa Silva foi o primeiro a completar a corrida. “É muito importante salvar vidas. Queria parabenizar a Fundação Hemoam pela corrida que une duas coisas muito importantes: a qualidade de vida e saúde e o incentivo à doação de sangue. Fico feliz de fazer parte disso”.
A corrida premiou os cinco primeiros colocados nas categorias masculino, feminino e doadores de sangue. Entre os corredores, estava também Socorro Reis. Ela começou a correr na edição de 2017 justamente na Corrida pela Vida da Fundação Hemoam. Ela já era doadora de sangue e decidiu também começar a correr.
O diretor técnico e médico hematologista da Fundação Hemoam, Rodrigo Leitão, ressalta que o espírito da solidariedade é um dos objetivos da corrida. Além disso, o evento também arrecada fundos para serem revertidos em melhorias no atendimento de crianças e adultos em tratamento na Fundação Hemoam.
São centenas de pacientes com doenças no sangue atendidos na Fundação. Alguns deles estiveram na corrida como voluntários. Eles foram convidados a entregar as medalhas para os corredores. Muitos ainda estão em tratamento, outros como o Leandro Moraes, já estão curados.
Leandro teve leucemia e conseguiu fazer transplante de medula óssea. Hoje está saudável e só faz consultas de rotina na Fundação Hemoam.A corrida ainda arrecadou pacotes de fralda e leite. A doação será destinada ao Grupo Raio de Sol, entidade sem fins lucrativos que apoia as famílias de pacientes infantis do Hemoam com ajuda social. O evento marca o início das comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.
Novembro – O mês de novembro foi escolhido por anteceder um período crítico nos estoques de sangue de todo país em virtude das férias, datas comemorativas de fim de ano, além do Carnaval. O objetivo do mês é sensibilizar para o ato solidário da doação de sangue, independentemente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
Sobre o Hemoam – A Fundação Hemoam é o órgão do Governo do Amazonas responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional para todo o Estado, que anualmente viabiliza a circulação de aproximadamente 26 mil litros de sangue para transfusões. A Fundação é referência no tratamento de pacientes adultos e infantis com câncer e outras doenças do sangue, tais como as leucemias e anemias falciformes.








Comentários