ManausPolícia

Combate a crimes contra crianças e adolescentes ganha reforço durante o carnaval

0

Manaus/AM – Ações de conscientização e enfrentamento a crimes contra as crianças e adolescentes serão ampliadas durante o carnaval 2019, a principio no município de Manaus, em ação conjunta com a Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), a Comissões da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB/AM), e a Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, adolescentes e jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual, Álvaro Campelo (PP).

Neste fim de semana, as Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), contará com um reforço no efetivo durante as festividades de carnaval para atender as ocorrências de crimes contra menores de idade.

“A Depca terá seu contingente reforçado nesse plantão de carnaval para que possa atender a demanda encaminhada pelas outras delegacias e outras forças policiais que estarão em campo”, informou a titular, delegada Joyce Coelho.

Neste sábado (02), durante o desfile das escolas de samba do grupo especial, no Centro de Convenções – Sambódromo, zona centro-oeste, a a ação conjunta, também atuará fiscalizando a participação de crianças e adolescentes nas agremiações para coibir possíveis crimes.

De acordo com a delegada, historicamente, durante o período de carnaval, há um aumento nos crimes relacionados à crianças e adolescentes por causa da exposição e vulnerabilidade das vítimas, muitas vezes submetidas a maus tratos, oferecimento de bebidas alcoólicas e os mais diversos crimes e violação de direitos.

“Nós também atuaremos de acordo com o que foi pactuado com o Departamento de Polícia Metropolitana, nos dia de desfile das agremiações no Sambódromo, para que fiscalizemos a presença dessa criança ou adolescente que esteja em situação de risco ou vulnerabilidade para que a gente possa fazer o encaminhamento e, se for constatada a ocorrência de algum tipo de crime, que essa demanda seja atendida de imediato”, explicou a delegada Joyce Coelho.

A delegacia, que já atua em regime de plantão 24 horas, também atenderá denúncias por meio do telefone (92) 3656-8575, além das encaminhadas pelo Disque Denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) no 181.

Para o presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, adolescentes e jovens, deputado estadual, Álvaro Campelo (PP), essa ação visa também sensibilizar as pessoas que fiquem atentas a estes crimes. “Vamos destacar a importância de denunciar esses delitos pelos vários canais de atendimento que, existem, em Manaus e no interior como o Disque 100, 190 ou mesmo pessoalmente, nas delegacias e conselhos tutelares.”, explica Campelo.

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Manaus