Destaques

A partir da zero hora desta terça-feira (15/10), as pessoas interessadas em atuar junto à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) poderão participar do processo que vai selecionar 22 profissionais de diferentes áreas para atuarem no “Seped Abraça: Fortalecendo estratégias de Estado dos direitos da pessoa com deficiência”. O processo seletivo será realizado em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades). As inscrições para o processo seletivo terminam às 23h59 do dia 30 de outubro e só poderão ser realizadas mediante o site da Aades (www.aades.am.gov.br), no campo Edital 004/2019 – Processo Seletivo Seped. As mesmas serão validadas após o pagamento da taxa, no valor de R$ 40. O “Seped Abraça” será realizado na cidade de Manaus e visa o fortalecimento das estratégias de Estado em relação aos direitos da pessoa com deficiência, oportunizando a elas, bem como suas famílias, a prática da reabilitação à vida comunitária, com o objetivo de integração e inclusão social e do desenvolvimento da cultura esportiva a partir de intervenções disciplinares. “In loco, teremos a oportunidade de fazer observações ainda mais esclarecedoras sobre as demandas sociais das pessoas com deficiência nos seus mais diversos aspectos, com a vivência ampla e crítica dos problemas reais enfrentados pelo segmento e suas famílias em comunidade”, ressaltou a titular da Seped, Viviane Lima. As ações serão desenvolvidas em dois pontos da capital: nos Centros Estaduais de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (zona oeste) e Padre Pedro Vignola (zona norte). Estas zonas têm, em sua totalidade, 4.766 pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vagas – O número de vagas para cada função, inclusive para as pessoas com deficiência, juntamente com as atribuições e os requisitos obrigatórios para a mesma, local de trabalho, a carga horária e o salário correspondentes, encontram-se descritos no Anexo I do Edital, com acesso direto pelo endereço http://www.aades.am.gov.br/arquivos/imagens/processo/20191014092525edital__pss_0042019__seped.pdf. Contratação – Os profissionais serão contratados por tempo determinado, no regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

0
Adolescentes da Unidade de Internação Provisória (UIP) participaram, nesta terça-feira (15/10), do projeto “Cine Socioeducativo”, que tem o objetivo de promover a reflexão e senso crítico em jovens do sistema socioeducativo através de obras do cinema. O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A história de um jovem que salvou mais de 75 homens durante uma das batalhas da Segunda Guerra Mundial no drama indicado ao Oscar “Até o Último Homem” foi tema da primeira edição do projeto.
Aproximadamente 20 adolescentes participaram da sessão, que teve distribuição de pipoca e refrigerante. A ideia do projeto é oferecer aos jovens discussões profundas acerca do que é mostrado na tela.
Presente na sessão, a secretária executiva adjunta de Direitos Humanos da Sejusc, Edmara Castro, destacou a transformação que atividades como esta podem ocasionar aos internos. Segundo ela, a aplicação de atividades pedagógicas através do filme desperta o interesse dos internos para a interpretação e reflexão.
“É muito gratificante poder realizar uma ação como essa. Temos muitos jovens aqui que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, então é uma chance de eles conhecerem histórias como a desse filme”, frisou. “Os filmes são exibidos com o intuito de desenvolvermos uma reflexão crítica nesses adolescentes. Depois da sessão, eles escrevem sobre o que assistiram”.
Sobre o sistema – A Sejusc administra os cinco Centros Socioeducativos do Amazonas, que têm por finalidade promover o cumprimento da medida socioeducativa de internação, com a fiel observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) incumbindo a seus dirigentes e servidores zelar pela integridade física e mental dos adolescentes e adotar as medidas adequadas de educação, contenção e segurança.
O departamento garante os direitos sociais dos adolescentes e executa as medidas aplicadas pela autoridade judiciária, visando a inclusão social e a construção de alternativas que contribuam para a revisão de hábitos e valores morais.
Nos cinco centros administrados pela Sejusc, são oferecidas atividades como rodas de conversa, acompanhamento psicológico, atividades pedagógicas, oficinas terapêuticas e palestras.

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Destaques