Articulistas

Desanimado com o trabalho?

0
Foto: Divulgação/Internet

Escrito por: Paula Pedrosa

Converso diariamente com pessoas que estão desestimuladas e que já acordam tristes porque precisam ir para o trabalho. Só não desistem de tudo e pedem a conta porque precisam do salário no final do mês.

Se você está nessa situação ou conhece alguém que esteja, vale a pena continuar lendo este artigo. Como driblar essas sensações ruins e melhorar a qualidade de vida no trabalho? Para responder a essa pergunta, é necessário verificar alguns pontos:

  • O que está desmotivando você?

Reflita sobre o que exatamente está desmotivando você. Para isso, pergunte-se “o que mudou de quando era motivado para agora?Ou nunca fui? O que mudou pode ser melhorado por mim? Se sim, como? É preciso determinar-se a mudar. Se não, por quem poderia ser mudado? É possível? É viável?”

A autoavaliação e autoconhecimento são necessários para que haja uma mudança positiva, seja ela no mesmo trabalho ou quem sabe, em outra oportunidade.

  • Crie expectativas reais

A expectativa só é saudável e positiva se for uma expectativa real. Quando expectativas irreais são criadas, há frustração e desmotivação.

Sendo assim, o primeiro passo é se questionar: “será que minha expectativa é irreal?” Se a resposta for sim, já é um bom começo para você reavaliar qual a expectativa foi colocada em determinado evento.

É preciso ser mais realista e, consequentemente, mais feliz.

  • Converse com seu superior

Pessoas sofrem em silêncio por medo de uma má reação da liderança em relação a seus senti-mentos no trabalho. Vale lembrar que, no mundo corporativo, na maioria das vezes a palavra percepção é melhor entendida do que a palavra emoção (sentimento). É importante que, ao falar com seu superior, você seja sincero e diga como percebe a sua atuação frente a determinado projeto. O melhor caminho para esta conversa é basear-se em fatos e dados reais sobre a sua  performance.

Dê sugestões de melhoria. O cuidado a se ter é de como falar, para não parecer acusações e então haver mal-entendido. É muito melhor conversar com o líder do que conversar com co- legas e correr o risco de causar conflitos internos desnecessários.

  • Ressignifique o trabalho

Pense que, além de trazer sustento para si e sua família, o trabalho é uma forma de valorização profissional. Através dele, você consegue demonstrar habilidades, talentos e ser reconhecido. Também através dele, você consegue desfrutar de várias coisas boas, como viagens, uma casa confortável, alimentação diária, participar de eventos do seu agrado, entre tantas outras coisas.

Mude internamento o sentido do trabalho para você, e, seja mais feliz. E, lembre-se, a motivação é interna. Não terceirize!

  • Faça acontecer!

Após esse trabalho não somente interior, como exterior, é com você. Tome as atitudes necessárias e bola pra frente. A vida precisa ser vivida da melhor forma possível.

Faça acontecer seja no seu atual trabalho, modificando a forma de ver as coisas, trabalhando da melhor maneira possível e dentro da realidade, ou mesmo em outra empresa, outro segmento ou numa atividade completamente diferente. Você é o responsável pela sua carreira e sua felicidade!

Boa semana! Fiquem com Deus!

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Articulistas