Amazonas

Detran-AM lança versão digital do CRLV

0
Detran-AM lança versão digital do CRLV, documento de registro e licenciamento de veículos.
(Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), lança nesta terça-feira (19/02), às 9 horas, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e). O lançamento será feito pelo governador Wilson Lima e pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, na sede do órgão, na avenida Mário Ypiranga, 2.884, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

A versão eletrônica do CRLV está disponível, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH), no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

Para solicitar o CRLV-e não é preciso possuir a CNH Digital. O cadastro é feito no próprio aplicativo, sem a necessidade de ir ao Detran-AM. O CRVL digital possui todas as informações do documento impresso e um QR Code, que pode ser lido para atestar a veracidade do documento em uma abordagem de trânsito.

O documento eletrônico só poderá ser apresentado em substituição ao CRLV físico por meio do aplicativo, que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Amazonas é o décimo estado a aderir à versão digital do documento veicular. Os estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima e Sergipe também oferecem a tecnologia.

Como obter – Para quem já possui a CNH Digital, basta atualizar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, caso a opção de atualização não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT.

O condutor que ainda não possui a CNH Digital deve realizar o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que está disponível no Google Play (Android) e no APP Store (iOS), apenas para pessoa física. Depois de baixado, é necessário fazer o cadastro de usuário no próprio aplicativo e, então, adicionar o CRLV Digital, informando os mesmos dados.

Compartilhar – O CRLV Digital poderá ser compartilhado para até cinco pessoas, substituindo o documento físico, desde que o usuário também possua cadastro no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O usuário que receber o documento, por meio do compartilhamento, poderá apresentar a versão eletrônica em uma blitz.

Exportar – O documento permite a exportação em PDF para ser utilizado em alguma necessidade que exija o documento para fins jurídicos, servindo como uma cópia autenticada em cartório. Durante as blitze, somente será válido o documento original (impresso), o digital ou o documento compartilhado.

Offline – O acesso à internet é necessário somente no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e pode ser usado mesmo sem internet disponível.

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Amazonas