O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, defendeu a realização de operações policiais integradas entre os Estados durante reunião da Câmara Técnica de Segurança nesta quarta-feira (27/11), em São Luís, no Maranhão. O encontro antecede o 19º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que começa amanhã (28/11) com a presença do governador Wilson Lima.
Na reunião com representantes da segurança pública dos Estados da Amazônia Legal, as autoridades discutiram as dificuldades enfrentadas e as medidas que vem sendo implementadas para redução da violência. Como parte das ações conjuntas, um ponto levantado foi a criação de um banco de dados integrados e a realização de operações policiais conjuntas, de forma simultânea.
No Amazonas, as operações integradas estão entre as medidas de destaque no planejamento de combate à criminalidade. Até outubro, foram 37 grandes operações, envolvendo efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito, Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica. Focadas em crimes como o tráfico de drogas, roubos e homicídios, essas ações resultaram em mais de 1.120 prisões e também ajudaram o Governo do Estado a reduzir diversos indicadores.
“Nossa expectativa é trabalhar em conjunto, que as polícias de cada estado possam articular operações e desencadeá-las em conjunto, e até aperfeiçoar as parcerias para ações em outros territórios”, disse Bonates.
Comentários