Chocante, né? Mas, a verdade é que a falta de comprometimento e de profissionalismo são as maiores causas de carreiras arruinadas. Que tipo de profissional você é? Você respeita os horários, prazos, colegas e lideranças? Compartilha suas ideias, é inovador e produtivo? Sabe trabalhar em equipe e lidar com momentos de crise? Reflita e responda sinceramente estas perguntas, pois suas respostas dirão e, muito, sobre seus resultados atuais.
Diferencial ou obrigatório?
A falta de ética e profissionalismo são dois grandes problemas que tem afetado e prejudicado empresas e colaboradores. A falta de profissionalismo também é um dos principais responsáveis pelas demissões e pela dificuldade em formar boas equipes.
O profissionalismo deve ser encarado como uma competência obrigatória para que o próprio profissional consiga conquistar o sucesso que almeja e demonstrar a que veio, e não ser visto como um diferencial do colaborador. Comportamentos, ideias e resultados são os reais cartões de visitas. Assim, quanto melhor é o nosso desempenho, maiores também serão as nossas oportunidades de crescer, mostrar nosso potencial e alcançar novos patamares.
Indicadores defalta de profissionalismo
Existem alguns comportamentos que podem parecer inofensivos, mas que já denotam a falta de profissionalismo de quem os pratica. Entre os comportamentos antiprofissionais, destaco:
- O que sempre chega atrasado
- O que falta com frequência
- O que não cumpre os prazos
- O que executa suas demandas de qualquer jeito
- O que espalha boatos e fofocas de seus colegas
Ressalto ainda o daquele que não consegue trabalhar em equipe, que causa transtornos constantes entre as pessoas, sempre rejeita os feedbacks, é desatento, pessimista, improdutivo e ainda fala mal da empresa dos colegas e superiores o tempo todo.
Com certeza, com estas atitudes, o profissional está indo na contramão do profissionalismo e destruindo sua carreira. Por isso, se você se reconhece em alguns dos exemplos acima, é hora de rever suas crenças, seu modo de agir e, refletir sobre como tudo isso está prejudicando seus resultados.
Se este for o caso, a primeira medida a tomar neste processo de autodesenvolvimento é mudar seus comportamentos.Para isso, comece agora mesmo a respeitar os horários e prazos de entrega das tarefas; colabore para o trabalho em equipe, para o bem-estar coletivo, evite fazer fofocas, intrigas e criar atritos com seus pares e superiores.
Também esteja aberto a receber e dar feedbacks. Importante dizer que dar feedbacks não significa fazer críticas negativas. Feedbacks não são momentos para broncas ou para discussões e sim para pontuar coisas que precisam ser melhoradas ou coisas que são positivas.
Outro comportamento bastante nocivo para as carreiras é o desrespeito. Em todos os lugares, o respeito é importante. No trabalho não é diferente. Portanto, respeite seus colegas e gestores, as normas da empresa, invista em sua carreira continuamente e procure ser mais participativo e produtivo em seu trabalho.
Estas medidas trarão mudanças positivas e duradouras em sua vida profissional e levarão você a conquistar resultados extraordinários em sua carreira.
Boa semana!
Fiquem com Deus!
Comentários