Falamos algumas semanas atrás sobre o sucesso, e que o significado dessa palavra é muito singular para cada um.
Eu sempre digo aos meus filhos que o caminho do sucesso – que nesse caso é carreira e família – é: 1) amar e obedecer a Deus; 2) estudar muito; 3) ter um bom trabalho; 4) casar com alguém que seja inteligente e trabalhador. Mas, a verdade é que, nós precisamos fazer a nossa parte, e no meio do caminho podem acontecer boas oportunidades (que também podem ser criadas pela forma pela qual você escolheu viver) e você também pode receber ajudas externas (também pela forma pela qual você escolher viver).
Encontro pessoas que querem mostrar que tudo o que tem vem somente delas. O intuito é mostrar o esforço e o trabalho duro que tiveram. Acho lindas essas histórias de superação e como elas são inspiradoras para muitos.
O que eu quero dizer é, você precisa sim fazer a sua parte, mas você precisa estar aberto e grato por receber ajudas externas. Existem grandes histórias de pessoas tão esforçadas e inteligentes quanto as do parágrafo anterior, que conseguiram tudo o que tem na vida sozinha, mas que em algum momento da vida, foram agraciadas por Deus em algo específico que fez o rumo de sua vida mudar pra melhor, ou por ter enviado alguém que lhes proporcionou algo. E isso não deixa de ser uma história de superação. Não é porque você recebeu algo em algum momento, seja um incentivo físico, uma ideia, um network que abriu portas, que você não teve que trabalhar duro para manter aquilo e fazer as modificações necessárias ao longo do tempo para manutenção e sobrevivência nesse mercado tão concorrido que temos.
Posso me considerar esse tipo de pessoa abençoada por Deus, e com muito orgulho. Eu tive dentro de casa o primeiro Headhunter da região norte do Brasil, meu pai, quem me ensinou a amar essa profissão e a fazer tudo com tanta leveza que aos olhos de outros até parece muito fácil. Quando eu ouço isso, fico feliz, significa que o meu sentido de sucesso está dando certo: trabalho com algo que amo, e é isso que mostra a leveza para os de fora, mesmo que por muitas vezes sejam madrugadas adentro de trabalho, estudos de estratégias, pesquisa de novas tendências, tudo para sempre melhorar e nunca ficar para trás.
Meu pai faleceu há 10 anos e eu tenho a honra de dizer que segui o que ele me ensinou e o legado que ele me deixou com muito orgulho, aquele orgulho bom, de dizer que sim, fui muito ajudada no início por ele em vários sentidos, mas nessa década é o trabalho, esforço, noites sem dormir que estão nos levando adiante. Existe uma frase muito verdadeira: “não é o que te trouxe aqui que vai te fazer chegar lá”. Independente de sua trajetória até aqui, é importante sempre repensar: isso vai me fazer continuar indo na direção que quero? Importante ter a consciência tranquila que, é algo correto e lícito, e as mudanças são sempre bem-vindas.
Fique tranquilo com relação a outros acharem que é muito fácil. Digo sempre, você tem que ser emocionalmente forte e saber que não é tudo o que falam, que é a verdade. Você sabe a verdade, então não se sinta abalado por algum comentário falso. Sabe o desenho do iceberg? A ponta de cima, que é o sucesso e as conquistas, todos veem, mas a imensa parte do iceberg abaixo que é tudo o que você tem que fazer pra que tenha aquela pontinha lá em cima, as pessoas não veem (e não falarão disso), mas quem se importa? Importe-se com o que realmente precisa, faça as coisas de forma correta e seja feliz.
Fique com sua consciência tranquila se você foi agraciado por Deus (sim! Teve a graça de ter algo/alguém muito bom e que lhe ajudou na sua vida) e testemunho isso, juntamente com seu esforço e trabalho, quando for possível. É importante fazermos brotar nas pessoas o sentimento de gratidão a Deus e a outros, e não colocar o mundo ao redor de você mesmo e de seu desempenho, afinal não somos seres únicos no mundo e pequenas coisas não dependem da gente, como o ar que respiramos, nossos órgãos funcionando simultaneamente e numa perfeição imensa a todo o momento. Muitos dizem que essa sorte deu muito trabalho, sim em parte, sim! Mas eu completo que não foi só essa sorte, isso foi/é Deus!
Boa semana!
Fiquem com Deus!








Comentários