O que mais escutamos hoje em dia, é que tal pessoa não deu andamento naquele antigo projeto por falta de tempo, que aquele sonho tão planejado, não pode ser concretizado por falta de tempo, que o relatório não ficou pronto para a reunião de planejamento por falta de tempo, e que não se pode dar mais atenção à família por falta de tempo.
O tempo é o grande vilão da história toda. Pensemos. Quando crianças, nosso tempo de 24 horas por dia era para brincar, dormir, comer e estudar. Quando passamos para a juventude, as mesmas 24 horas também tinham que dar agora, para estudar para o vestibular e para namorar. Quando adultos, as mesmas 24 horas precisam dar para trabalhar, comer, estudar,
dar atenção à família, ter amigos, se divertir, se socializar, praticar um esporte, se exercitar, ler, ir à igreja, entre tantos outros afazeres.
Conforme vamos crescendo, o tempo continua o mesmo, mas as responsabilidades e atividades aumentam a cada dia que passa. Na verdade, o tempo não é o grande vilão, mas sim o grande aliado. Nós precisamos fazer o tempo render de formar positiva, fazendo com que o nosso dia dê para fazermos tudo o que precisamos e que ainda sobre um tempinho para
descansar.
Planejamento é essencial
Cabe a nós sabermos nos organizar e priorizar cada coisa em seu devido tempo. O melhor seria no dia anterior, você saber o que vai precisar fazer no dia seguinte e já fazer um planejamento.
Não precisa ser nada muito complexo. Um rabisco do que se terá que fazer no dia seguinte, na sequência de prioridade já ajuda muito. Com isso, você verá que vai sobrar tempo no seu dia.
Você fica mais feliz por ter mais tempo livre e sua família fica mais feliz, por ter você por perto.
Consequentemente, temos uma vida mais feliz. Estudos comprovam que quando estamos satisfeitos com nós mesmos e com nossas famílias, temos maior aproveitamento em todas as demais áreas da nossa vida. E o trabalho, fonte do nosso sustento, é uma delas.
Reflexão
Amanhã, é o dia do trabalhador. Um dia que não precisamos trabalhar, um dia de descanso.
Que tal você aproveitar esse dia para curtir sua família, e tirar um tempinho para um planejamento de como será sua quarta-feira? Vale a pena tirar um tempo para planejar, sendo que no dia seguinte, sempre sobrará um tempo a mais para você mesmo.
Eu, particularmente, utilizo um planner como meu aliado para atividades – e como me sinto bem quando vejo que o dia rendeu! Nesse caderno, eu sempre anoto tudo o que eu preciso fazer, para que eu não venha a esquecer de nada. Para mim tem sido extremamente útil e necessário, uma vez que, como mulher, tenho minhas responsabilidades profissionais, mas ao mesmo tempo, não posso esquecer nada da minha casa e meu marido e filhos, por exemplo.
Ao mesmo tempo que estou numa reunião, fechando um negócio, escrevendo a coluna, também penso que, por exemplo, a semana de provas das crianças já está para iniciar, ou que não posso esquecer de deixar anotado os horários dos remédios deles, ou ainda que preciso ir ao supermercado para suprir a casa de mantimentos. Ufa! Sendo assim, quando não estou com o planner em mãos, anoto no celular e logo que possível, irá para a data certa no planner.
Um grande aliado com relação a compromissos, é o celular. Coloco no calendário, logo na primeira hora do dia, para que eu não venha a esquecer.
Passamos a perceber que cada vez mais conseguimos fazer mais coisas nas mesmas 24 horas que sempre existiram, desde que nos entendemos por gente. Entendemos que quem faz o nosso tempo somos nós mesmos.
Pense bem antes de falar para alguém que não fez tal coisa por falta de tempo.
Será que você simplesmente não deu prioridade a isso? É bem provável. Mas, ainda há tempo. Sempre há tempo! E você ainda tem tempo de mudar essa vida corrida que leva, com tantos afazeres, para uma vida mais organizada, bem planejada e feliz, mesmo sem abrir mão dos seus muito afazeres.
Esse final de semana que passou, eu e meu marido estávamos conversando e chegamos a conclusão de que vale viver cada dia de forma intensa. Muitas vezes reclamamos tanto, porque temos muito afazeres, porque “eu não paro em casa, porque, coitada de mim, chego do trabalho e não paro de trabalhar em casa e cuidar dos filhos…” Mas, na verdade isso é uma dádiva. Que bom que você tem um trabalho, casa e filhos para cuidar e se preocupar! A vida é assim. E se não queremos nada disso, significa que não queremos viver. Quantas pessoas gostariam de ter uma vida corrida, cheia de responsabilidades, afazeres e uma família, como temos e, na maioria das vezes, reclamamos tanto disso tudo todos os dias.
Carpe Diem
Vamos viver cada dia como se fosse o último, aproveitando cada fase que a vida nos traz, porque quando passar, talvez venhamos a ficar saudosos querendo que o tempo volte atrás…
Sempre vamos ter tempo para aproveitar, mas, para frente, nunca para trás. O segredo é fazer tudo o que precisamos fazer com amor. Façamos hoje o nosso melhor e curtamos a vida, o presente, da melhor maneira!
Fiquem com Deus!
Ótima semana!
Comentários